6 lugares para conhecer em Itapema na temporada de Verão

Tempo de leitura: 8 min

A cidade de Itapema, no litoral norte catarinense, é um dos principais destinos de verão do Brasil, conhecida também por ser a terceira cidade com o metro quadrado mais caro do Brasil. O município está na frente de São Paulo, de acordo com o ranking FipeZap, atrás somente de Balneário Camboriú, também em Santa Catarina, que ocupa o primeiro lugar, e Vitória (ES), com o segundo. Ficou curioso para conhecer mais? Continue lendo o nosso post e fique por dentro dos 6 lugares para conhecer em Itapema na temporada de Verão.


1- Meia Praia: a principal praia da cidade


A Meia Praia é a principal praia da cidade, próxima aos prédios residenciais, restaurantes, barzinhos e lojas, portanto é uma praia mais movimentada. Com cinco quilômetros de extensão, ela se torna a maior da cidade. O mar geralmente é mais calmo, perfeito para curtir com a família. Meia Praia tem uma das melhores infraestruturas da região, por isso, oferece várias opções de aluguel para a temporada.


O bairro tem vida própria e oferece atrativos durante o dia e a noite. Aproveite o clima gostoso do verão para caminhar na Avenida Nereu Ramos durante a noite, fazer compras e jantar nos melhores restaurantes da região.


Durante o dia, a praia é a principal atração e você pode curtir os barzinhos à beira-mar, andar de bicicleta na ciclovia do calçadão, brincar com as crianças nos parquinhos da orla ou sentar nos bancos distribuídos ao longo da praia.



2- Ponte dos Suspiros


Um ponto que você vai querer conhecer é a Ponte dos Suspiros, uma estrutura de pedra em forma de arco construída entre as praias Central e do Canto. Esse local é muito procurado pelos turistas e até mesmo por moradores para tirar uma bela foto. Seus arcos dão um toque romântico e nostálgico, em meio a uma cidade moderna. Um local encantador e inspirador para os casais. Merece um registro para o seu Instagram, hein?


Leia mais:


Por que investir em imóveis de alto padrão em Itapema?


Itapema terá empreendimento de luxo inspirado na Sandringham House


5 características que fazem parte de uma marca de luxo


3- Uma visita ao Mirante do Encanto para apreciar Itapema do alto


Uma ótima opção para ver toda a cidade de Itapema e a extensão de sua praia, é visitar o Mirante do Encanto. Uma estrutura de 26 metros de altura, toda espelhada, que fica em cima do Morro do Cabeço a mais de 150 metros acima do nível do mar, ou seja, com uma visão de tirar o fôlego! Lá de cima é possível tem uma vista de 360 graus, avistando até mesmo a cidade de Porto Belo.



4- Curte praias mais reservadas? Itapema tem também!


Nem todo mundo gosta de badalação, alguns preferem ficar próximos à natureza, porém em lugares mais reservados, e Itapema também possui praias perfeitas para isso. Uma delas é a Praia Grossa. Ela só pode ser acessada a pé, em uma trilha de cerca de 800 metros. A trilha em si é tranquila, mas pode levar em média de 15 minutos de caminhada, porém o visual vale muito a pena. A praia é cercada por uma área verde, com árvores, proporcionando até mesmo um descanso na sombra. Se você preferir, a água é limpa, e, normalmente, a praia é praticamente deserta, um pedido perfeito para quem gosta de curtir a natureza e também a calmaria.


5 – Praias são o que não faltam em Itapema


Voltando a falar de praias mais movimentadas e com fácil acesso, Itapema é o destino certo. Uma das praias também mais visitadas, é a Praia do Centro, que como o nome já diz, fica na área central da cidade, próximo a Meia Praia. Com um mar encantador, a urbanização ao redor garante muitas facilidades para os visitantes, desde estacionamento até restaurantes. Outra opção é o Canto da Praia, que fica ao lado esquerdo da Praia do Centro, o lugar é encantador, pois é possível encontrar muitos pescadores e moradores locais que fazem o tradicional arrastão, uma experiência única para quem vem de fora e tem curiosidade para ver como é a pesca artesanal, além da beleza que se forma com o mar, os barcos coloridos e os prédios ao redor. A Praia da Ilhota também não poderia ficar de fora dessa lista de praias. Ela fica a cerca de quatro quilômetros do Centro, mas se você procura um lugar com diversos bares e restaurantes, essa é a sua praia, pois ela é reconhecida por sua via gastronômica, com muitos pratos feitos com frutos do mar. O mar nesse ponto é um pouco mais agitado, ótimo para quem gosta de se aventurar com o surfe, por exemplo. Vale a pena passar por todas essas praias que ficam praticamente na mesma orla, sendo dividida ao longo da sua extensão.



6- Que tal fazer um roteiro de ecoturismo por Itapema?


Se for ficar mais de um dia na cidade, o que é recomendado se quiser aproveitar ao máximo todos os lugares, um dos pontos que não podem ficar de fora da sua lista de 6 lugares para conhecer em Itapema na temporada de Verão é o roteiro de ecoturismo. No interior de Itapema, na localidade de Sertão Trombudo, o visitante poderá se aventurar nas cachoeiras e trilhas, além de conhecer um pesque e pague e também um dos últimos engenhos de farinha da região, uma viagem ao passado e também uma oportunidade de se conectar ainda mais com a natureza.


A verdade é que Itapema é cheia de encantos e lugares incríveis que ganham um destaque ainda especial no Verão. O que não faltam são praias lindíssimas para conhecer, além de restaurantes com gastronomia variada e propostas que atendem a todos os gostos, tanto na beira-mar quanto no Centro da cidade. As lojas também são um atrativo para turistas e moradores. O comércio local é sortido e atende desde as facilidades para o dia a dia de quem está passando uns dias pela cidade, como também oferece boas opções de presentes para levar para você ou para presentear alguém especial.


 




COMPARTILHE


QUAX - Sites & Sistemas